Flávio Picchi

Flávio Picchi

Flavio Augusto Picchi, presidente do Lean Institute Brasil e Professor Doutor da Unicamp, nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura. Engenheiro Civil, Mestre e Doutor, pela Escola Politécnica da USP. Foi um dos pioneiros na disseminação de processos de gestão da qualidade e racionalização na construção. Realizou programa de Pós-doutorado no MIT (Massachusetts Institute of Technology), em colaboração com o Lean Enterprise Institute e atuou como Visiting Professor no Politecnico de Milano. No LIB desde 1999, participa do desenvolvimento do lean thinking em diversos ambientes, como manufatura, serviços e construção.

Engenheiro, Mestre e Doutor, pela Escola Politécnica da USP. Realizou programa de Pós-doutorado no MIT (Massachusetts Institute of Technology), em colaboração com o Lean Enterprise Institute, e foi professor visitante no Politécnico de Milano no IMIM. Diretor Executivo do Lean Institute Brasil e Professor da Unicamp. Examinador sênior do Prêmio Nacional de Qualidade de 1996 a 2004. Como Consultor em Gestão da Qualidade e Produtividade, desenvolveu, por mais de 20 anos, projetos em empresas de diversos portes e setores. No LIB, desde 1999, participa do desenvolvimento do lean thinking em diversos ambientes industriais, incluindo aqueles onde sua aplicação ainda é pouco difundida, tais como serviços, administração e construção. Na Unicamp orienta pesquisas de lean e sistemas integrados de gestão aplicados à construção.

engenharia civil é o ramo da engenharia que planeja, projeta, executa e gerencia obras e empreendimentos. A engenharia civil transforma e adapta a natureza, com o objetivo de otimizar a qualidade de vida das pessoas. Desta forma, esta área dedica-se à construção de edifícios, pontes, túneis, usinas geradoras de energia, indústrias e inúmeros outros tipos de estrutura, utilizando como ferramentas as ciências, a matemática, instrumentos, tecnologias e técnicas diversas, experiências anteriores, o cabedal normativo e as práticas locais, levando em conta os contextos social, econômico e ambiental.

Arquitetura refere-se a toda construção e modelagem artificial do ambiente físico, incluindo seu processo de projeto e o produto deste, sendo a palavra também usada para definir os estilos e métodos de projeto das construções de uma época. Em outras áreas, como, por exemplo, ciência da computação, o termo arquitetura se refere à estrutura geral de um sistema, sendo como um sinônimo de algo que projetado ou a forma como funciona.

construção A construção pode dar um salto excepcional ao aplicar o lean de forma estratégica O cenário da construção no Brasil vem passando por profundas mudanças nos últimos anos, que abrem oportunidades para o setor…