Imagem: Divulgação _Dataland
A DataLand, empresa de Big Data e IA especializada no segmento imobiliário, criadora do modelo digital das cidades, em parceria com a PDtec, empresa B3, lançou o e-Laudo. A solução inovadora permite avaliar em tempo real e, de forma automática, imóveis residenciais de todo Brasil.
Neste modelo foram utilizadas informações de aproximadamente 10 milhões matrículas de imóveis e mais de 600 camadas urbanas, entre as quais mobilidade, perfil social, perfil econômico, serviço e comércio.
Utilizado por corretores e imobiliárias para análise de preços, o e-Laudo é importante também para instituições financeiras, fintechs e seguradoras, visto que atende às normas estabelecidas para geração de avaliação em operações de financiamento imobiliário, home equity e seguros. A vantagem é que tudo ocorre em minutos e de forma precisa, por meio de utilização da plataforma ou conexão via API.
Cristina Della Penna, sócia-fundadora da DataLand, explica que a IA de recomendação de preços da empresa vai muito além de uma avaliação baseada somente em dados de anúncios e ofertas. “Utilizamos o valor real transacionado, isto é, uma base de dados com mais de dez milhões de matrículas de imóveis que, combinadas com informações urbanísticas, é capaz de aferir construções residenciais em todo o Brasil”.
Com o uso da solução será possível disponibilizar ainda o histórico das movimentações imobiliárias, assim como o preço dos imóveis concorrentes. “Nós conseguimos mostrar, por exemplo, todos os empreendimentos similares na região do imóvel avaliado”, acrescenta Cristina.
Imagem: Divulgação _Dataland
Entre as principais vantagens para o setor financeiro, a solução fornece visão clara e fundamentada do valor dos ativos imobiliários com precisão de 97%, sem a necessidade de o avaliador ir até o imóvel. Trazendo também as evidências, ou seja, relação das construções similares no entorno, de forma objetiva e transparente.
Para as imobiliárias, por meio do valor real de venda, o cliente final terá maior confiança e segurança ao anunciar o imóvel e, consequentemente, maior liquidez, pois muitas vezes, no valor pedido é adicionado alguns quesitos que não refletem a realidade.
Segundo Fabrício Camillo, diretor responsável pelos negócios imobiliários e agro da PDtec / B3, o produto criado em parceria com a DataLand resolve uma das grandes dores das instituições financeiras em operações dessa natureza, que é o tempo para o pagamento dos envolvidos na transação. “Da mesma maneira que já atuamos em outros setores, a PDtec / B3 quer ser a principal parceira das instituições financeiras como infraestrutura para o mercado imobiliário e agro, a partir do uso de tecnologia e digitalização de todo o ecossistema”.
Ainda segundo Camillo, o e-Laudo agiliza e barateia o custo de uma avaliação de imóvel, tanto para os bancos quanto para o cliente final. “Por meio da tecnologia, queremos ainda auxiliar na democratização do mercado, trazendo inovação, agilidade, segurança e redução de custos”, finaliza.