Portal Saneamento Básico

Casa nova e anormalidades no encanamento; saiba como fugir desse problema

Conversamos com o arquiteto Fabio Jungstedt sobre os direitos do novo proprietário e o que observar para evitar transtornos antes de fechar o negócio.

Encontrar irregularidades no sistema hidráulico dos imóveis é algo preocupante e infelizmente muito recorrente.

O isolamento social acabou por impactar o mercado imobiliário, além da busca por imóveis em lançamento, cresceu o número de consumidores que procuram residências mais seguras tanto para compra ou locação.

Além do reflexo da pandemia, existe um incentivo para que as taxas de financiamento fiquem atrativas. Em junho de 2020 o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu a taxa básica de juros, chamada de taxa Selic, 2,25% ao ano, com corte de 0,75 ponto percentual. Este é o menor patamar desde início da série histórica, em 1996.

No caso do mercado imobiliário, especialistas indicam que essa diminuição pode contribuir à compra de novos empreendimentos a partir do segundo semestre desse ano.

Constantemente, os órgãos responsáveis pelos sistemas de esgoto de cada cidade realizam vistorias para averiguar se há ligações irregulares e nem sempre encontram a situação como deveria.

O futuro proprietário pode solicitar a construtora o Memorial Descritivo de Acabamentos e Manual do Proprietário. Conversamos com o arquiteto Fabio Jungstedt, especialista em project designer de edificações e interiores, sobre dicas importantes para quem busca fechar um bom negócio.

Portal C3 – A venda e compra de imóveis em todo o país deve retomar o ritmo de crescimento até o final do ano. Antes de fechar o negócio quais são os detalhes simples que o novo comprador deve observar para evitar transtornos com a hidráulica?

Fabio Jungstedt – No caso de se evitar problemas com a hidráulica, o futuro proprietário deve se atentar se nas áreas molhadas da unidade foi prevista impermeabilização do contra piso e se todos os detalhes construtivos para se garantir a estanqueidade entre os cômodos foram contemplados na obra. Existem obras que não entregam essas áreas devidamente impermeabilizadas então soltam uma nota no manual para que não se lave essas áreas com água corrente, por exemplo.

A impermeabilização evitar infiltrações, mofo e bolor, desgaste dos imóveis além de proteger o patrimônio. Créditos: Perkins & Will.

Portal C3 – Um dos perigos das irregularidades no esgoto é que elas propiciam o entupimento dos canos e consequências indesejáveis aos moradores.

Quais ações simples evitam o retorno do esgoto para dentro dos imóveis?

Fabio Jungstedt A tubulação de esgoto deve estar sempre conectada a um ralo sifonado e dimensionada conforme a demanda por profissional habilitado, no caso um engenheiro. Executar o projeto proposto pelo profissional, sem fazer alterações que comprometam o funcionamento ainda é a medida mais eficaz para evitar problemas futuros.

Portal C3 – A falta de integração racional e harmônica entre as instalações prediais e os projetos de arquitetura e de estruturas é uma causa importante para falhas e retrabalhos. Quais são as falhas decorrentes da falta de compatibilização de projetos?

Fabio Jungstedt As compatibilizações entre projetos de diferentes disciplinas demandam tempo e muito cuidado por parte do time envolvido na construção e no projeto. A utilização de softwares BIM (Buildings Informativo Modelinho) ajuda muito a manter os sistemas funcionando de forma harmônica, prevendo os conflitos entre instalações, estrutura e arquitetura. Por exemplo, se não forem previstos Shafts para a descida de prumadas de água, esgoto, elétrica pode ser que futuramente deva ser executado um enchimento em alguma parede dentro de um quarto para esconder essas tubulações, fazendo com que a área útil do ambiente diminua e prejudique a arquitetura do empreendimento.

A utilização de softwares BIM previne conflitos entre as instalações. Créditos: Perkins & Will.

Portal C3 – Para evitar ou minimizar esse efeito, transmissão de ruídos em instalações prediais de água fria, deve-se prever, seja no projeto, seja na especificação técnica, a localização das bombas e o assentamento sobre uma plataforma de material que absorva tais vibrações. Quais são as ações de prevenção para evitar ou minimizar esse efeito?

Fabio Jungstedt Deve se destinar em projeto uma área técnica para os equipamentos que possam causar ruídos constantes. Essas áreas nunca podem ser deixadas por último na concepção do empreendimento para que não ocorra a possibilidade de eventual bomba, gerador ou pressurizador ficar localizado próximo a alguma janela de dormitório ou qualquer outro ambiente de alta permanência. Para isso a melhor maneira de se evitar isso é seguir as normas técnicas de instalação de equipamentos e seguir o código de obras para dimensionar e posicionar em projeto essas áreas corretamente.

O arquiteto Fabio Jungstedt, do escritório Perkins & Will é especialista em project designer de edificações e interiores. Créditos: Perkins & Will.

Quer saber mais sobre o

C3 Clube da Construção Civil?

Preencha os dados abaixo e receba nossas news em primeira mão.

 













Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.