No mais recente episódio do C3 Talks, Rodolfo Zagallo, Presidente do C3 – O Clube da Construção Civil, conversou com Oliver Moesgen, CEO da Hilti Brasil, sobre o atual panorama do mercado construtivo brasileiro.
Em uma conversa esclarecedora, diversos tópicos cruciais foram discutidos, destacando os desafios e as soluções inovadoras que podem transformar o futuro da indústria da construção brasileira.
Oliver iniciou falando sobre o cenário desafiador do mercado construtivo global, agravado no contexto pós-pandemia. Destacando os fenômenos do esgotamento de profissionais qualificados e da elevação dos preços dos insumos, o CEO da Hilti Brasil afirmou que estes são problemas que afetam a indústria em escala mundial.
A crescente pressão internacional por práticas mais sustentáveis e o aumento da idade média da mão de obra na construção, também foram trazidos como pontos críticos. Para Moesgen, a inovação tecnológica emerge nesse contexto como uma poderosa aliada, ajudando as empresas a aumentarem a sua eficiência, reduzindo custos e valorizando o colaborador.
Dentro desse panorama, o entrevistado apresentou o importante dado de que os maiores gastos das empresas de construção são com mão de obra, representando de 35 a 50% do custo total do empreendimento.
Traçando um paralelo, Oliver chama a atenção para o fato de que investimentos em soluções Hilti representam em média apenas 1% do custo do empreendimento, promovendo ganhos de até 3% em produtividade.
Entre os produtos destacados durante a entrevista, o robô de perfuração semi automática operado remotamente – Hilti Jaibot -, e o exoesqueleto Hilti EXO-S, que alivia até 40% da tensão nos membros superiores em atividades suspensas, foram mencionados como exemplos de inovação que aumentam a produtividade e a segurança dos trabalhadores. A plataforma Nuron, uma linha exclusiva de ferramentas a bateria, também foi destacada no bate-papo pela mobilidade, ergonomia e conectividade que promove aos seus usuários.
Moesgen destacou ainda os serviços de consultoria de produtividade da Hilti, que ajudam os clientes a entenderem suas necessidades específicas e a implementar soluções eficientes nas obras; juntamente com o serviço de gestão de frota da Hilti, baseado no conceito de ferramentas “As a Service”, dando aos clientes a facilidade de investirem um valor fixo mensal para terem seu parque de ferramentas gerido com assistência técnica e suporte personalizado garantido.
Encerrando a sua participação, Oliver deixou uma mensagem clara: “Inovação não é custo. É investimento!” Ele reforçou a importância de uma visão ampla e a longo prazo para colher os melhores resultados, sublinhando que a adoção de tecnologias inovadoras é fundamental para enfrentar os desafios do setor e alcançar maior produtividade e sustentabilidade.
Este episódio do C3 Talks oferece uma visão abrangente e estratégica sobre como a inovação pode transformar o mercado construtivo brasileiro, tornando as empresas mais eficientes e lucrativas.
Assista o episódio na íntegra.