C3 Talks

C3 Talks | Bruno Souza

O C3 – O Clube da Construção Civil lança oficialmente o segundo episódio da série especial de entrevistas no C3 Talks com os executivos do Mercado Livre Arena Pacaembu. Mediada por Paulo Oliveira, CEO da Aratau Construção Modular, a conversa com o Diretor Executivo da concessionária, Bruno Souza, aborda como mais detalhes os aspectos técnicos e construtivos empregados na reforma, restauração e modernização de um dos mais emblemáticos complexos culturais e esportivos do Brasil.

 

Trajetória Profissional de Bruno Souza

Bruno Souza iniciou sua carreira como atleta de handebol, tendo atuado como capitão da seleção brasileira nas Olimpíadas de Atenas em 2004 e Beijing em 2008. Com uma transição bem-sucedida para a gestão esportiva, Bruno foi gestor operacional da Vila Olímpica nos Jogos de Londres em 2012 e participou do planejamento operacional das Olimpíadas do Rio em 2016. 

Entre 2018 e 2022, o executivo atuou como Secretário Nacional de Esportes no governo Bolsonaro, sendo convidado, em 2022, para assumir a diretoria executiva da concessionária Allegra Pacaembu, onde lidera o projeto de transformação do complexo.

 

Concepção e Execução do Projeto

O projeto de restauração e modernização do Complexo Pacaembu é uma iniciativa grandiosa, tendo gerado mais de 5 mil documentos técnicos e 20 cadernos técnicos executivos em menos de três anos de obra. Baseado em três pilares – reforma, modernização e restauro – o projeto visa resgatar a funcionalidade original do complexo como espaço de esporte, cultura e lazer para a sociedade.

Dentre as diversas intervenções realizadas no local, a restauração das arquibancadas do Pacaembu foi um processo minucioso acompanhado de perto pelo poder público e órgãos de defesa do patrimônio histórico.

Bruno relata que a referida tarefa exigiu um trabalho detalhado de fabricação, transporte e montagem. Composta por segmentos pré-fabricados com dimensões únicas, os elementos implantados foram produzidos obedecendo à curvatura, inclinação e estética original do estádio. 

Anteriormente apoiada sobre taludes, a estrutura teve sua concepção modificada passando a ser sustentada por vigas e pilares. O processo de escavação e contenção do terreno fez uso do sistema estacas raiz, que apesar de mais custoso, permitiu uma maior preservação da estrutura original e a redução do impacto nas redondezas. 

Dentro do pacote de modernizações, o novo edifício multifuncional foi, sem dúvidas, um dos pontos altos do projeto. Com sete andares, o prédio foi executado com elementos em concreto pré-fabricado, moldados in loco e vigas metálicas empregadas para vencer grandes vãos livres. 

A nova edificação também resgata a funcionalidade cultural do complexo ao trazer em seu subsolo um espaço de eventos para até 8500 pessoas. Segundo o diretor executivo, a localização estratégica na parte subterrânea permitirá a realização de convenções e shows de grande porte sem incomodar os moradores da região.

Em suas considerações finais, Bruno Souza expressou o prazer e empolgação de fazer parte de um projeto desta magnitude. “Entregar à população equipamentos de altíssima qualidade, semelhante aos que eu utilizei por vários anos como atleta profissional, vai ser um prazer incrível”, afirmou. A modernização do Pacaembu, liderada por um ex-atleta olímpico, promete resgatar a grandiosidade do complexo, tornando-o novamente um ícone de esporte, cultura e lazer em São Paulo.

Em uma conversa recheada de insights e curiosidades, este novo episódio do C3 Talks está imperdível. A entrevista completa você confere na íntegra logo abaixo.

Acesse também a playlist C3 Talks em nosso canal no Youtube e assista a primeira entrevista desta série, falando sobre a história e futuro da Mercado Livre Arena Pacaembu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.