No universo da construção civil brasileira, a madeira vem ao longo das últimas décadas adquirindo um valioso protagonismo, especialmente quando se trata do inovador sistema construtivo industrializado da madeira engenheirada.
Explorando os diversos ganhos em eficiência e sustentabilidade que esta tecnologia vem trazendo ao setor construtivo nacional, o C3-Clube da Construção Civil convidou a arquiteta e Head Comercial da Urbem, Ana Belizário, para participar deste novo episódio do C3 Talks e falar com mais detalhes sobre o processo produtivo e o mercado nacional do mass timber.
Abordando sobre o ciclo da madeira desde o plantio até a produção, Ana compartilha insights valiosos sobre a origem desta matéria-prima em plantações de pinus e eucalipto e o seu uso na construção civil. Dentro deste contexto, a relevância da silvicultura para o setor construtivo também é pontuada, sendo um processo controlado, manejado e certificado até mesmo por entidades internacionais como a FSC.
A entrevista ganha entusiasmo quando Belizário destaca o amadurecimento do mercado em relação à tecnologia do mass timber. Segundo a arquiteta, na conjuntura atual o emprego da madeira vem se consolidando: “a questão não é mais “por que aplicar”, mas sim “como aplicar”, afirma.
Com uma visão otimista para o futuro, o crescimento significativo do uso da madeira na construção é evidenciado pela entrevistada principalmente em tecnologias como mass timber e wood frame.
Durante o bate-papo, o aspecto sustentável da madeira engenheirada é reforçado ao citar a ampla durabilidade que suas estruturas possuem, além da flexibilidade de serem desmontadas ao invés de demolidas. Na impossibilidade de uma posterior remontagem, os elementos em madeira engenheirada apresentam, também, a viabilidade de serem convertidas em biomassa para a indústria, garantindo a circularidade do material.
Listando também entre as várias vantagens que o referido sistema construtivo possui, a Head Comercial da Urbem relembra a capacidade que a madeira engenheirada possui de balancear as emissões de novas edificações, ajudando a equilibrar a dieta de carbono do setor AEC de maneira proativa.
Não perca este novo episódio do C3-Talks, onde a inovação e a sustentabilidade na construção civil são trazidas à tona através da atuação de sucesso da Urbem na produção e comercialização do mass timber no mercado nacional.
A entrevista completa, mediada pelo CEO da Aratau e Embaixador de Industrialização no C3-Clube, Paulo Oliveira, você confere com exclusividade logo abaixo: