C3 Clube Negócios

Boulevard 14/32 tem fachada ventilada assinada pela Portobello

fachada ventilada

Imagens: Divulgação_ Portobello

 Inaugurado em 2019 pela Floripa Airport, o Boulevard 14/32 é uma grande praça com 11 mil m2, em frente ao novo terminal de passageiros, em Florianópolis (SC). Projetado por Juliana Castro, o empreendimento dispõe de ambientes indoor e áreas abertas para serviços, gastronomia, compras e entretenimento.

O conceito inicial do projeto previa que a fachada fosse executada com um material de alta performance, baixo custo de manutenção e alta durabilidade. A sugestão da arquiteta foi optar pelo sistema de fachada ventilada da Portobello, que permite a instalação num tempo quatro vezes menor quando comparado a métodos tradicionais.

A fachada ventilada é um sistema industrializado de instalação a seco e de alta produtividade. Para obter um design diferenciado, a opção foi pela linha Dansk, nas versões Cement Rope e Cement Grafitte, ambos com formato 1,20 x 1,20 m. De acordo com a empresa, à época estava se tornando tendência nos projetos de arquitetura o uso de placas de porcelanato com grandes formatos.

Além de garantir uma estética limpa e contemporânea ao conjunto, a fachada ventilada ainda trouxe outro benefício, o isolamento térmico local. Com isso foi possível diminuir o consumo de energia com climatização feita por ar-condicionado em 20%. E em se tratando de sustentabilidade, a redução energética é um dos quesitos fundamentais.

Instalação

O sistema industrializado da fachada ventilada, cujas placas de revestimento são fixadas por meio de estrutura metálica no lugar do tradicional reboco com argamassa colante, está se tornando uma realidade em muitas obras no país, em função de sua praticidade. As placas são instaladas a seco, apenas com a utilização de parafusos.

Para se ter ideia, em fachadas convencionais, tanto pintura quanto aderida, geralmente se perde 25% da massa e se consome cerca de 300 Kg/m² do material. Com base nesse cálculo, cada metro quadrado desperdiçado constitui uma média de 80 kg de massa. Soma-se ao desperdício de materiais e água a geração de entulho.

Desde 2013, a empresa oferece soluções completas em fachadas ventiladas, que abrangem projeto e execução da obra por meio de parcerias com empresas instaladoras. A sistema inclui ainda materiais, ferramentas e produtos sob encomenda. No caso do Boulevard 14/32, foram empregadas 2.800m² de fachadas ventiladas. Aliás, a Portobello é a empresa de cerâmica que possui mais obras com fachadas ventiladas, sendo considerada, portanto, a maior do Brasil neste segmento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.