Mercado

Bolsa bate recorde e anima mercados.

Recorde Bolsa

Na tarde de ontem o Ibovespa bateu recorde ao atingir a marca de 122.000 pontos. A alta foi puxada por ações de bancos e commodities, que avançam com o aumento do apetite a risco no exterior. O índice encerrou o dia em alta de 2,76% aos 122.385 pontos — maior pontuação nominal de todos os tempos. O recorde anterior havia sido conquistado um ano antes, em 23 de janeiro, quando o Ibovespa alcançou os 119.527 pontos.

São 03 os fatores que ajudam a entender este resultado: Fator Biden, China e a vacina.

O Ibovespa operou durante todo o dia em linha com o mercado internacional, que repercute a aprovação de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos e também a fala de Donald Trump dizendo que irá fazer uma transição pacífica no próximo dia 20, para quando está marcada a posse do democrata.

A declaração ocorreu após apoiadores de Trump invadirem o capitólio na véspera em tentativa de interromper a celebração. Investidores também seguem otimistas com a possibilidade de Biden conseguir emplacar pacotes de estímulos mais robustos, após o Partido Democrata conseguir as últimas duas vagas no Senado, garantindo a maioria nas duas casas legislativas.

A recuperação da economia chinesa que provocou o aumento da procura por matéria-prima beneficiou a alta de produtos como celulose, petróleo e minério de ferro.

No cenário local, o resultado da eficácia da vacina CoronaVac, de 78%, repercutiu positivamente na bolsa, impulsionando ações de varejo e shoppings centers. Porém, foram os papéis de companhias de commodities que figuram entre as maiores altas do Ibovespa, com o setor de siderurgia e papel e celulose. Na ponta do índice, as ações de Suzano e Bradespar subiram mais de 8%. A mineradora Vale também atingiu sua maior cotação, e encerrou o dia negociada a 102,32 reais.

A máxima histórica corrigida pela inflação é de 2008, quando o índice bateu 73.438 pontos. Para superá-la, o Ibovespa precisaria estar valendo mais de 130 mil pontos, o que deve ser alcançado ainda este ano segundo previsões do mercado. Cada ponto do Ibovespa equivale a R$ 1. Desta forma, os 122.385,92 pontos refletem os R$ 122.385,92 necessários para comprar ações de cada uma das empresas que compõem o índice, na proporção que ele é calculado. Atualmente, o Ibovespa tem 78 empresas em sua carteira teórica.

O ano está só começando! Vamos esperar que bons ventos soprem!

Fonte: Exame Invest e Folha Press

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.