Conexões

Baixe o Ebook Patologia de Fachadas

Patologia de Fachadas
No início de fevereiro, 13/02 de 2020, o C3 – Clube da Construção Civil, em parceria com seus associados, realizou o primeiro evento Conexões do ano.
O tema escolhido e muito debatido na atualidade, foi: Patologias de Fachadas – As oportunidades e ameaças de inovação.

Como evitar patologias em fachadas

É possível prevenir os problemas nas fachadas em apenas três passos: um projeto bem elaborado, a especificação correta dos insumos e a execução adequada. O primeiro passo consiste em descrever todas as interferências existentes na fachada, possíveis zonas de tensões e locais de enrijecimentos. Questões como alocação de cada junta e qual a movimentação prevista também devem constar no projeto. Recomenda-se que o planejamento da fachada tenha como base normas especificas, como a NBR-13.755, por exemplo.

Quando pensamos em fachadas, logo vem em mente a questão da estética. Porém, sua função está também diretamente ligada à estabilidade, segurança e em evitar infiltrações e rachaduras. No entanto, as patologias em fachadas são comuns e podem resultar na desvalorização do imóvel, além de investimento de tempo e dinheiro em reparos.

Para garantir a vida útil da fachada, é importante prestar atenção nos produtos que serão utilizados, como o selante. A especificação dos insumos é fundamental e está diretamente ligada ao projeto. Nesta etapa, é imprescindível levar em consideração que a fachada sofre com todo tipo de agente climático, como sol, chuva e poluição. Por isso, deve-se utilizar produtos com uma alta resistência a intempéries.

Além dos associados e convidados, o evento contou com a presença do mediador Alexandre Oliveira – coordenador do GT Pós Obras no Sinduscon-SP e Diretor Técnico na INDIA; os painelistas, Alexandre Tomazeli – Sócio e Diretor Técnico da Toten Engenharia; Rubens Moscardini – Engenheiro técnico na Cerâmica Atlas; Julio Cesar Fratantonio Filho – Gerente Nacional de Vendas Ceramfix; Odair Teixeira – Técnico em cerâmica e Engenheiro de Produção na Ceramfix e Claudio Ourives – Diretor Executivo na Penetron Brasil.
Um time de peso que trouxe toda a sua experiência profissional em uma manhã de aprendizado e troca de conhecimento. Entre os questionamentos, surgiram:
– É necessário fazer ensaio dos produtos?
– Falta comunicação entre os colaboradores do projeto?
– O vendedor precisa ter um conhecimento técnico sobre o material que comercializa?
Reunimos todas os ensinamentos e dicas valiosas nesse Ebook.
CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.