Negócios

As 11 maiores tendências da construção civil para 2020

Descubra como otimizar seus projetos e se tornar mais competitivo.

O crescimento da construção civil abre os olhos de investidores, engenheiros e construtoras para novas ferramentas e tendências. Na busca por manter e aumentar o crescimento, existem muitos temas que merecem uma atenção especial. Novas startups surgem e as soluções oferecidas para o setor são inúmeras.

Novas preocupações, posturas, tecnologias e processos surgem todos os dias no mercado. Alguns deles geram grande impacto na qualidade dos projetos e lucratividade dos negócios.

Conheça as principais tendências da construção civil e descubra o que 2020 traz de bom para seus negócios:

 

1  – Sustentabilidade

Funciona como um eficiente isolante térmico para residências, reduzindo custos de aquecimento e resfriamento. Foto: Acervo.

A preocupação com o meio ambiente é crescente e não pode mais ser deixada de lado por empresas que querem destaque de mercado. Buscar alternativas sustentáveis nos projetos de construção civil pode ser uma forma de reduzir custos e resíduos sem abrir mão de qualidade e segurança.

Além disso, é uma forma de ganhar destaque em relação aos concorrentes e pode ser o diferencial na escolha do cliente entre você e seu concorrente.

 

2 – Automação predial

Uma das tendências da construção civil que ajuda a otimizar as edificações, reduz erros e falhas humanas, custos operacionais e melhora o processo de manutenções programadas.

São tecnologias que melhoram a segurança e economia durante a construção e que podem melhorar a vida dos usuários. O controle de luzes e elevadores por aplicativos online são exemplos de como a automação pode tornar o projeto mais econômico e prático.

 

3 – Energia renovável

O uso de energias renováveis são foco não só pela sustentabilidade, mas também pela economia. Sistemas que geram energia durante a obra ou no momento do uso do projeto têm ganhado muito destaque.

Utilizar painéis solares para produzir a energia necessária durante a construção é uma forma de reduzir os custos do projeto. Já a instalação de sistemas para quando o projeto for entregue é uma forma de oferecer diferenciais ao cliente.

 

4 – Realidade aumentada

As ferramentas tecnológicas permitem a visualização das estruturas em tamanho real antes que elas estejam prontas. Foto: Acervo.

 Além de estimular a criatividade dos profissionais envolvidos no projeto, permite a identificação de possibilidades não vista no papel, garante maior alinhamento e precisão para a obra, reduzindo o risco de erros.

Assim como outras tecnologias, a realidade virtual e a realidade aumentada chegam para ajudar a visão sobre o projeto na construção civil.

Ela é uma alternativa também no caso de design de interiores: antes de montar o apartamento para visitação, por exemplo, é possível dimensionar as peças planejadas. Ou ainda melhor: é possível proporcionar aos clientes uma simulação da decoração que eles desejam para o apartamento.

Na engenharia civil, com o crescimento dos processos de BIM (Building Information Modelling), o uso de realidade interativa 3D é inevitável. Ela pode auxiliar desde a exatidão dos cálculos até a visualizar estruturas e o prédio inteiro, gerando possibilidades de ajustes e correção em estágios primários da construção.

 

5 – Materiais novos

A tecnologia na construção civil trabalha constantemente em busca de otimizar elementos. E com os materiais não é diferente.

A necessidade de novas matérias-primas com baixo custo e sustentáveis fazem dos novos materiais uma tendência importante. O uso de telhas solares, tijolos de lã, vidros triplos e isolamento de papel tem ganhado destaque no mercado, principalmente por serem recicláveis ou reduzirem o uso de fontes não renováveis a produção.

 

6 – Impressão 3D

Seja na impressão de vigas ou de imóveis completos, é uma forma de facilitar a execução de projetos e utilizar materiais mais sustentáveis. A economia de tempo e recursos (humanos, materiais e orçamento) faz o investimento nessa tecnologia ser um diferencial importante para a construção civil 2020.

 

7 – Drones

Drones: uma forma de economizar tempo e recursos, reduzindo os custos das obras. Foto Acervo.

Os drones deixaram de ser brinquedos e equipamento de foto e filmagem para serem diferenciais em setores como o da construção civil. Com eles, o levantamento topográfico e agrimensura antes do início da obra se tornam mais precisos, dando à equipe todas as informações necessárias para iniciar a obra.

 

8 – Estruturas pré-fabricadas

Estruturas modulares e pré-fabricadas estão ganhando espaço na construção civil faz algum tempo. Sua capacidade de acelerar e otimizar etapas da construção são um diferencial impossível de ignorar.

Além da sustentabilidade e economia, a mobilidade dessas estruturas é uma outra grande vantagem. Uma casa modular pode ser transportada para uma nova cidade ou terreno a qualquer momento com menos custo de uma construção nova, por exemplo.

 

9 – Realidade virtual e softwares de segurança

São recursos que tendem a ser muito utilizados nos próximos anos, permitindo simular situações típicas de obras e treinar os trabalhadores para utilizar equipamentos sem riscos de acidentes.

Além disso, são tecnologias que auxiliam no desenvolvimento de inspeções e auditorias, reduzindo os riscos de irregularidades e acidentes nos canteiros de obra e emitindo alertas caso surjam situações de emergência e perigo.

 

10 – BIM

Uma tecnologia de modelagem 3D, BIM é uma sigla para Building Information Modeling, que pode ser traduzida como Modelagem da Informação da Construção. O processo de digitalização das obras aumenta a precisão de todos os processos, reduzindo custos, melhorando cronogramas e facilitando a auditoria da qualidade.

É um software que, além de tudo, traz a facilidade e praticidade de acompanhar tudo relacionado à obra em dispositivos móveis. Assim, garante, inclusive, a economia do tempo do engenheiro.

 

11 – Aplicativos e softwares

Já mencionamos algumas tendências da construção civil para 2020 relacionadas às tecnologias. No entanto, ainda é preciso destacar o surgimento de novos softwares e aplicativos que prometem facilitar a vida de todos os envolvidos nos projetos.

Softwares para a construção civil para a montagem de cronogramas, por exemplo, ganham destaque pela facilidade em acompanhar a evolução da obra. Aplicativos mais completos, além de documentar cada etapa, garante a conexão direta com fornecedores.

Com as tecnologias certas sua obra ganha muitos benefícios. Você controla melhor tempo e recursos, os atrasos na entrega são eliminados e há um maior controle do uso do orçamento. Por isso, ficar atento às novas tecnologias que surgem e às tendências da construção civil é essencial, permitindo que seu negócio invista em novidades capazes de gerar lucratividade e competitividade.

Fonte: blog.obraprimaweb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *