Material

Gerenciamento de negócios

negócio
Gerente de Negócios || Dimensão Arquitetura e Construção
 
O Gerenciamento de Processos de Negócio ou Gestão de Processos de Negócio é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio. 

Todas as empresas que se dispõem a melhorar a geração valor para seus clientes através dos produtos precisam de um gerenciamento de processos de negócio.

Um processo é “uma agregação de atividades e comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar um ou mais resultados”. Ou seja – toda empresa é composta por diferentes tipos de processos!

E um bom gestor ou proprietário precisa saber como otimizar os processos de negócio, para buscar sempre a melhoria. Continue lendo para aprender:

  • O que é o Gerenciamento de Processos
  • Os benefícios do Gerenciamento de Processos;
  • Os diferentes tipos de Processos Empresariais;

O que é o Gerenciamento de Processos de Negócio

Uma empresa é composta por diferentes tipos de processos de negócio, que se comunicam e se interligam na geração de um produto ou serviço de valor.

O Gerenciamento de Processos é o esforço constante de identificar pontos de melhoria e desenvolver planos de ação para melhorar os processos empresariais. Todo esse esforço é direcionado para alcançar melhores resultados nos indicadores de desempenho da empresa.

Existem diferentes metodologias que direcionam de forma estruturada a ação do gestor de processos. Cada uma delas trás ferramentas e maneiras diferentes de se executar o gerenciamento, seguindo aproximadamente os mesmos passos:

  • Mapeamento da situação atual dos processos;
  • Identificação dos pontos de melhoria principais (ou gargalos) dos processos;
  • Desenvolvimento das ações necessárias para alcançar melhores resultados;
  • Implementação das mudanças planejadas;
  • Acompanhamento dos resultados obtidos.

O Gerenciamento de Processos de Negócio é essencial e indispensável para qualquer empresa que busca se destacar no mercado. Continue lendo para entender os benefícios e conhecer melhor sobre os diferentes tipos de processos.

Os Benefícios de um Gerenciamento de Processos

Quando um dono de negócio procura uma empresa de consultoria buscando a otimização de seus processos de negócio, o primeiro passo sempre é o mapeamento de processos do negócio, tendo sucesso nos setores da economia.

Como digitalizar meu negócio sem perder a identidade da empresa?

Em tempos de transformação digital, é preciso saber levar o negócio para um novo patamar tecnológico, mas sem perder a essência da companhia.

digitalização tem um papel cada vez mais importante nas empresas. Ela permite melhorar sua eficiência operacional automatizando processos, alcançar novos mercados e atingir novos clientes antes inatingíveis pelas barreiras físicas.

A inteligência artificial tem avançado rapidamente permitindo que assistentes cognitivos possam despenhar papéis que muitas vezes são realizados por humanos. Desde um atendimento de call center, até mesmo recomendações para compras de produtos, hoje, são atividades realizadas cada vez pelos chamados chatbots inteligentes.

Arquitetura refere-se a toda construção e modelagem artificial do ambiente físico, incluindo seu processo de projeto e o produto deste, sendo a palavra também usada para definir os estilos e métodos de projeto das construções de uma época. Em outras áreas, como, por exemplo, ciência da computação, o termo arquitetura se refere à estrutura geral de um sistema, sendo como um sinônimo de algo que projetado ou a forma como funciona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.