A Mercado Livre Arena Pacaembu, um ícone do futebol brasileiro, está passando por uma grande transformação e o C3 – O Clube da Construção Civil acompanha de perto as etapas desse projeto monumental no De Olho na Obra.
Explorando os detalhes da aplicação de tecnologias inovadoras na recuperação deste patrimônio histórico, a websérie traz neste novo episódio uma entrevista exclusiva com Cláudio Ourives, CEO da Penetron Brasil, conduzida pelo Presidente do C3, Rodolfo Zagallo, no próprio canteiro de obras do estádio.
A Penetron é uma empresa global que atua há 17 anos de experiência no mercado brasileiro. Especializada no desenvolvimento e produção de produtos químicos para construção, no Pacaembu, a companhia trouxe para este empreendimento a tecnologia do concreto autocicatrizante promovido pelo uso do seu aditivo Penetron Admix. O conceito foi inspirado no sistema de auto cicatrização presente no concreto romano que possibilitou que estruturas milenares se mantivessem preservadas até hoje.
Aplicado em diversos locais da Mercado Livre Arena Pacaembu, como fundações, cabines e arquibancadas, o aditivo age selando as fissuras que surgem naturalmente no concreto ao longo do tempo. Este processo regenera a estrutura e mantém a estética do material, garantindo a longevidade da construção. A presença da Penetron em projetos de retrofit também foi ressaltada por Claudio Ourives ao destacar a capacidade que esta solução tem de prolongar a vida útil das estruturas, preservando a memória arquitetônica para as futuras gerações.
A Penetron, com sua vasta experiência em projetos históricos, desempenhou um importante papel para a harmoniosa integração entre as estruturas antigas e as novas deste empreendimento. A solução fornecida pela empresa assegurou não apenas a preservação deste importante marco da cidade de São Paulo, mas também a segurança e a eficiência da construção para as futuras gerações.
Assista abaixo a entrevista na íntegra.