O C3 – Clube da Construção Civil promoveu na última sexta, dia 8 de novembro, o evento “Conexões: Tecnologia e Tendências em IA na Construção Civil”, no BTG Pactual, em São Paulo. O encontro, que contou com o apoio da Gerdau Graphene, Hilti, Hypnobox CRM, Pareto, Senior e VRCX, reuniu especialistas e líderes do setor para discutir as aplicações e o potencial da Inteligência Artificial na construção civil.
Com a presença de engenheiros, arquitetos, gestores e demais profissionais da área, o evento abordou temas cruciais para o futuro da construção, desde a gestão de dados até o marketing digital, passando por novas tecnologias como o grafeno.
A abertura do evento ficou a cargo de Rodolfo Zagallo, Presidente do C3, que deu as boas-vindas aos participantes e apresentou o clube, destacando a importância da inovação e da tecnologia para o setor da construção civil.
Dando início às exposições da manhã, Carlos Marchi (CAE), fundador da Allower, subiu à tribuna para assumir a mediação do evento e realizar a palestra de abertura falando sobre Metadesign na construção civil.
Marchi explicou como a IA, combinada com o Metadesign, permite a criação de modelos preditivos para auxiliar na tomada de decisões estratégicas, impactando positivamente o desenvolvimento de projetos e a gestão de recursos no setor da construção. Em seu discurso, o palestrante também abordou exemplos práticos de aplicação de IA em projetos internacionais e nacionais, e discutiu as perspectivas futuras da IA na construção, ressaltando seu potencial disruptivo.
O evento prosseguiu com o primeiro painel da programação, conduzido por Oliver Moesgen, Presidente da Hilti Brasil, que trouxe à tona a importância da gestão de dados para alcançar alta performance nos canteiros de obras.
A contextualização do tema foi feita através do case internacional da plataforma Nuron, demonstrando os diversos ganhos que a conectividade das ferramentas elétricas possibilita, como, o rastreamento em tempo real, a gestão de ativos e a otimização do uso de recursos, resultando em maior produtividade e redução de custos.
Em seguida, Tarcizo Cruz, pesquisador de P&D da Gerdau Graphene, conduziu o segundo painel, explorando as possibilidades do grafeno na construção civil digital. Cruz introduziu o tema falando um pouco sobre as propriedades e aplicações industriais do grafeno, demonstrando como este material inovador pode aprimorar a resistência e a durabilidade do concreto.
O painelista também trouxe à tona a disponibilidade do produto no mercado e os custos de implementação, afirmando que a Gerdau Graphene está na vanguarda desse movimento, investindo em pesquisa e desenvolvimento para tornar esta tecnologia mais acessível.
O terceiro painel do dia foi apresentado pelo COO da Pareto Group, com Renato Ferreira. Abordando o tema “Brandformance e as aplicações de IA para marketing digital”, o executivo explicou sobre o conceito de Brandformance, e como ele se diferencia da visão tradicional do funil de vendas.
Ferreira também enfatizou a importância da construção da marca e do relacionamento com o cliente, ilustrando seu discurso com cases da Pareto desenvolvidos em parceria com times de marketing de clientes. Em sua fala, o chefe de operações demonstrou como a IA pode ser aplicada em diversas etapas do processo, desde a criação de conteúdo até a análise de dados, esclarecendo, ainda, o papel da Pareto como parceira estratégica na implementação de soluções de IA para marketing.
Por fim, Rodolfo Zagallo, CEO da VRCX, apresentou o quarto, e último, painel do evento abordando a aplicação de IA em projetos de arquitetura. Zagallo contextualiza a temática falando sobre a atuação da Startup VRCX, que utiliza ferramentas de realidade virtual e inteligência artificial para criar experiências imersivas e interativas em ambientes projetados.
Pontuando os principais aspectos e ganhos obtidos, Rodolfo apresentou as diversas possibilidades dessa tecnologia em todas as etapas do projeto, desde a concepção até a comercialização, agregando valor ao produto e possibilitando a clara comunicação entre as partes envolvidas.
A finalização dos painéis foi prosseguida por uma roda de debates, onde os presentes puderam interagir com os palestrantes por meio de considerações e perguntas que visavam aprofundar os temas dentro da realidade de cada empresa representada.
Tendo reunido profissionais de alto nível e gerado discussões relevantes sobre o futuro da construção, o evento Conexões IA foi considerado um sucesso. O compromisso do C3 – O Clube da Construção Civil em promover debates de grande relevância mais uma vez foi reafirmado, consolidando o seu objetivo de ser um catalisador da inovação no setor construtivo brasileiro.