Em vigor desde 2013, e revisada em 2021, a NBR 15.575 é hoje uma das normas técnicas mais importantes para o setor da construção civil. Popularmente conhecida como Norma de Desempenho, ela estabelece parâmetros de qualidade para os diversos sistemas que compõem uma edificação habitacional. Entre seus requisitos estão parâmetros de desempenho para isolamento acústico em moradias verticais: mínimo de 45 dB, intermediário de 50 dB e superior de 55 dB, verificáveis mediante ensaios de campo.
Para atender a estes requisitos, a especializada em pré-moldados de concreto Oterprem tem investido em pesquisa e desenvolvimento da alvenaria acústica desde 2017, lançando no ano seguinte seu primeiro produto do gênero. “A solução foi patenteada como Bloco Acústico + Desempenho por atender a norma NBR 15575 no quesito acústico e corta fogo 120 minutos”, revela Marcos Barral, gerente comercial da empresa.
Fabricado tanto na modulação 14x19x39 e 19x19x39, o bloco dispensa revestimento ou preenchimento, segundo Barral. Além disso, o design inovador da peça evita que haja perda acústica na instalação das caixinha elétricas, por isso esse tipo de bloco pode ser indicado até mesmo para obras de estúdio de música, por exemplo. “Em 2020, também implementamos um outro tipo de bloco acústico, o de alta densidade, produto já encontrado no mercado”, acrescenta Barral.
Em 2024, a Oterprem lançou o “Bloco acústico + Desempenho Plus”. Depois de análises, a empresa chegou a esta opção que agrega desempenho, contribuindo com atendimento intermediário da norma. O produto tem ainda a vantagem de atender ao requisito corta fogo para 180 e 240 minutos com revestimento.
Veja os requisitos e critérios de desempenho acústico para vedações verticais
A NBR 15575 estabelece níveis de desempenho acústico para vedações verticais internas e externas. Eles devem ser atingidos quando medidos em campo, na própria unidade habitacional, na forma como será entregue ao cliente final.
Uma vez atendidos, o objetivo destes requisitos e critérios é garantir que os apartamentos tenham isolamento aos ruídos aéreos gerados pelos vizinhos de mesmo pavimento. O mesmo tipo de isolamento deve comtemplar as áreas comuns que fizerem divisa com as unidades, assim como o barulho de tráfego vindo das vias públicas para as quais as fachadas são voltadas.
A norma também define requisitos e critérios de isolamento de som entre unidades, localizadas entre pisos diferentes. Neste caso, quando há dormitório, o nível de 45 dB é o suficiente para não se entender a fala do outro lado.
O Bloco de Concreto Oterprem Acústico + Desempenho atende a tais exigências, pois foi especificamente desenvolvido para atender um desempenho compatível com tais situações em edificações residenciais.