De Olho na Obra

De olho na obra aterriza na Mercado Livre Arena Pacaembu

Desenvolvido pelo C3 – O Clube da Construção Civil, o De Olho na Obra estreia sua nova temporada nas obras de restauro e modernização de um dos maiores complexos esportivos e culturais da América Latina: o Mercado Livre Arena Pacaembu. 

Neste episódio, a web série traz destaque para os vidros de alta performance utilizados na construção do novo edifício multifuncional, e na revitalização do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, duas das edificações mais importantes do complexo. 

Mercado Livre Arena Pacaembu: A Nova Era de um Ícone Paulistano

Inaugurado em 27 de abril de 1940, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu, é um marco histórico para o futebol brasileiro. Atualmente, o estádio está passando por uma reforma completa que visa não apenas restaurar sua glória original, mas também modernizá-lo para atender às demandas contemporâneas. 

O projeto de modernização também contempla a execução de um novo edifício multifuncional que incluirá um hotel de luxo, restaurantes, um centro de medicina e reabilitação esportiva, além de um hub de inovação. 

Se tratando de um patrimônio histórico tombado, a especificação correta dos vidros do complexo foi crucial para atender às demandas estéticas e funcionais do projeto.

Vidros de Alta Performance: Tecnologia e Estética em Foco

Pontuando as principais características do empreendimento, o presidente do C3, Rodolfo Zagallo, convidou a Gerente Técnica Comercial da Guardian Glass, Kristina Wu, para falar sobre os principais aspectos técnicos e diferenciais do vidro de alto desempenho utilizado nessa empreitada.

Dentre as exigências apresentadas pelos projetistas, o produto a ser empregado deveria possuir o máximo de neutralidade cromática, de modo à não interferir na originalidade das edificações e, ainda, possui uma baixa reflexão solar para não interferir na visão dos jogadores e torcedores.

O trabalho colaborativo entre a Guardian Glass, os arquitetos e a concessionária para alcançar um equilíbrio perfeito entre estética e funcionalidade. Kristina relata que o SunGuard® High Performance Neutral 70 foi a solução ideal para o projeto, dada sua estética incolor e índice de refletância de luz de apenas 9%. 

“Qualquer produto mais reflexivo poderia causar desconforto tanto para jogadores quanto para espectadores. O desafio foi encontrar um vidro que mantivesse a estética neutra e garantisse uma visão clara, sem interferir na originalidade do estádio”, explica a Gerente Técnica Comercial.

Desenvolvido e fabricado pela Guardian Glass, o vidro proporciona excelente bloqueio de calor, fundamental também para o conforto térmico dos ambientes do novo prédio multifuncional, que abrigará um hotel de luxo e espaços de alta ocupação. Com mais de 70% de transmissão de luz, o Neutral 70 além de atender a todas as exigências da concessionária, também agregou no quesito de sustentabilidade por possuir alta eficiência energética. 

Segundo Kristina, outro desafio apresentado pelo projeto foi a segurança dos usuários, solucionado com a aplicação de vidros laminados de alta resistência com tecnologia SentryGlas nos guarda-corpos das arquibancadas. 

“A estrutura de guarda-corpo autoportante trouxe desafios adicionais, mas foi superada graças à inovação contínua e à expertise da Guardian”, afirma Wu.

Nova obra, muitas novidades!

A nova temporada de De Olho na Obra promete acompanhar de perto todas as etapas desse grandioso projeto que é a modernização do Mercado Livre Arena Pacaembu. Em seus episódios, a série trará uma visão detalhada dos processos construtivos, desafios técnicos e soluções inovadoras que estão transformando este ícone nacional.

Acompanhe essa jornada e conheça mais sobre as inovações presentes no Mercado Livre Arena Pacaembu, um símbolo de transformação e modernidade no coração de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.