Mercado

Obras da Linha 6-Laranja do metrô progrediram em 2023

Considerado um dos maiores projetos de infraestrutura em execução na América Latina, as obras da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo apresentaram avanço em 2023. Idealizada para ligar o bairro da Brasilândia à Estação São Joaquim, na região central da cidade, a nova linha terá 15 km de extensão, transportando cerca de 630 mil passageiros por dia.

Sob a concessão da Linha Uni, o projeto registra atualmente mais 50% de progresso nas obras civis das estações Brasilândia, Santa Marina, Água Branca, SESC Pompeia e Perdizes. Com os serviços de obra bruta já concluídos, a Estação Santa Marina é a que apresenta o maior avanço, tendo  a implantação do seu edifício técnico já sido iniciada no ano passado. 

Das 15 estações previstas no memorial descritivo, a PUC-Cardoso de Almeida e a Itaberaba-Hospital Vila Penteado são as de maior profundidade. Em 2023 suas escavações foram finalizadas estimando-se que até julho deste ano todas as estações já estarão com esta fase finalizada

 

Estação Santa Marina teve suas obras brutas concluídas em 2023

| Crédito: Divulgação Linha Uni

 

Também em 2023, o projeto teve mais de 6 km de túneis abertos pelas duas tuneladoras em operação. Ao sul, o tatuzão executou o trajeto entre as estações Água Branca, SESC-Pompeia e Perdizes; enquanto ao norte, as perfurações alcançaram as estações Freguesia do Ó e João Paulo I. 

Big Numbers do projeto

Até o momento, a linha laranja já utilizou em sua execução mais de 159 mil m³ de concreto, o equivalente a quase 20 mil caminhões betoneira. Ao longo de 2023 mais de 5 mil anéis foram produzidos na fábrica de aduelas do empreendimento, além da montagem de 858 toneladas de aço na superestrutura do pátio de manutenção e estacionamento para os trens.

Outro serviço que também já está em andamento é a montagem da via permanente no Pátio Morro Grande, com mais de 3 mil metros já instalados. Ao todo, serão implantados 6.300 metros de via permanente e 28 aparelhos de mudança de via (AMV) possibilitando o acesso ao túnel da linha.

Comentando sobre a evolução das obras, o CEO da Linha Uni, Jaime Juraszek, afirma que: “A Linha Uni reforça seu comprometimento na maior obra de infraestrutura da América Latina com a excelência na condução do projeto metroferroviário. Nossa dedicação, aliada à expertise de nossa equipe, abrange uma construção eficiente e segura, a transformação positiva da mobilidade urbana e o impulso do desenvolvimento socioeconômico da cidade. Estamos determinados a inovar e deixar um legado para as gerações futuras”.

Crédito imagens: Divulgação Linha Uni

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.