Criar uma empresa de energia renovável, num nicho de mercado totalmente diferente do nosso, que é a construção civil, no meio de uma pandemia, poderíamos ter sido chamados de “malucos”.
Mas o que seriam das inovações senão fossem os “malucos”?
Em nosso caso, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento sustentável, estudamos a democratização de energia mais limpa e intensificamos nossos investimentos criando a empresa BIGTec em 2020, com a intenção de levar energia limpa para diversos segmentos, trazendo inovação e sustentabilidade para o setor da construção.
Logo Bigtec | Crédito: Divulgação
Optamos pela energia fotovoltaica, que é produzida a partir da luz solar, captada por meio de placas solares.
A energia fotovoltaica na MBigucci foi implantada como um projeto piloto de sustentabilidade, que se alinha ao nosso programa Big Vida de Responsabilidade Ambiental, existente desde 2005 e utilizado nas obras e escritórios por meio de diversas ações.
A primeira usina fotovoltaica teste da BIGTec entrou em funcionamento em novembro de 2020, no Centro Logístico MBigucci Business Park Diadema/SP. As placas solares foram instaladas no telhado do galpão. Parte da energia limpa gerada pela usina abastece as áreas comuns do condomínio (portaria, guarita, vestiários, restaurante, iluminação externa) e a outra parte é distribuída, abastecendo algumas empresas do local.
O uso de energia limpa e renovável vem ao encontro dessa política sustentável.
Usina de Energia Fotovoltaica – Empresa Big Tec – Business Park Diadema
A energia fotovoltaica, gerada a partir do sol e capturada por placas solares, não é apenas uma fonte de energia limpa, mas também um marco de eficiência e responsabilidade ambiental.
Com investimento acessível e benefícios imediatos, como redução de custos e uma impressionante longevidade dos equipamentos, a energia fotovoltaica é a 3ª mais importante fonte de energia renovável, ficando atrás da hidrelétrica e da eólica. Um fato interessante é que mesmo em dias nublados e chuvosos sua eficácia permanece inquestionável
A usina fotovoltaica também reduz desperdícios, pois o excesso gerado e não utilizado é enviado para a rede elétrica da concessionária, que compensa os usuários com créditos na conta final.
Esse modelo circular de energia sustenta uma cadeia de valor que beneficia todos os envolvidos, desde o produtor até o consumidor final.
Acredito que entramos numa nova era, definindo um novo padrão para o futuro da construção e da geração de energia.
No caso da BIGTec, “gostamos dessa brincadeira” e já estamos ampliando nosso parque fotovoltaico em novos centros logísticos.
Otimismo é a palavra que nos move. Não devemos acreditar que é impossível ou que não serve para nós. Não importa o tamanho da sua empresa, o que importa é a vontade de fazer acontecer.
*Roberta Bigucci é arquiteta, urbanista e advogada, diretora da MBigucci e responsável pelos Big’s (Big Riso, Big Vida, Big Conhecimento, Big Vizinhança e Big Ideias), programas sociais e ambientais da empresa).