Indicado em 2023 pelo mestre em comunicação e acadêmico da cadeira 28, João Bosco dos Santos, Milton Bigucci completa este ano duas décadas como membro da Academia de Letras da Grande São Paulo (ALGRASP), ocupando a cadeira número 5, cujo patrono é o escritor Lima Barreto.
Inaugurada em 11 de agosto de 1981, em São Caetano do Sul no ABC Paulista, a ALGRASP é uma instituição cultural idealizada nos moldes da Academia Brasileira de Letras (ABL) com o principal objetivo de cultivo da língua e da literatura nacional, por meio da publicação de obras literárias.
Relembrando o passado, João Bosco comentou os motivos que o levaram a eleger Bigucci como novo acadêmico da ALGRASP: “Muitas pessoas estranharam minha indicação na época. Indagavam-me: ele é poeta, romancista? E eu respondia, sem titubear: Milton Bigucci é um lídimo representante da literatura comprometida, participante. A ele se aplica o provérbio latino ‘Verba volant, scripta manent’ (As palavras voam, os escritos ficam). Dedicando-se a escrever textos críticos, crônicas sociais impregnadas por um idealismo quase utópico, Milton Bigucci fez e faz-se merecedor, com todas as honras, de tomar assento na ALGRASP. E eu me regozijo pela acertadíssima indicação”.
Milton Bigucci na ALGRASP ao lado dos acadêmicos Rinaldo Gissoni e João Bosco |
Créditos: Assessoria de Imprensa MBigucci
Ressaltando o orgulho que possui em participar desta respeitada organização, o fundador e presidente da construtora MBigucci afirma que: “É uma grande honra fazer parte há duas décadas desta instituição tão comprometida com o cultivo e amor à língua pátria, fundada pelo saudoso poeta Rinaldo Gissoni (in memoriam) e hoje presidida pela escritora Maria Zulema Cebrian.
Integrante ativo na ALGRASP, Bigucci escreve textos e artigos para duas importantes publicações, a Revista TAMISES e o livro Antologias Literárias, sendo também autor de centenas de artigos publicados na mídia e de 6 livros comercializados em prol de entidades beneficentes: “Caminhos para o Desenvolvimento” (1997); “Somos Todos Responsáveis – Crônicas de um Brasil Carente” (1999); “Construindo uma Sociedade mais Justa” (2005), “Em Busca da Justiça Social” (2012); “50 Anos de Construção” (2012) e “7 Décadas de Futebol” (2014).
Créditos Capa: Assessoria de Imprensa MBigucci