O Estádio Al Janoub foi um dos primeiros a serem entregues para a COPA. Inaugurado em maio de 2019 e concebido por um dos mais importantes escritórios de arquitetura da atualidade, o Zaha Hadid Architects, teve sua inspiração para o design nas ostras, uma vez que a região era conhecida mundialmente pela produção de pérolas.
Esta cultura marítima foi representada em diversos outros pontos, como no telhado, inspirados pelos dhows”, barcos típicos da região e que serviram de inspiração para o fechamento do estádio. O objetivo é que fosse uma abstração dos cascos dos dhows virados de cabeça para baixo e amontoados para fornecer sombra e abrigo.
Isso é expresso na geometria do envelope do estádio da COPA, nos detalhes e na materialidade selecionada, incluindo a estrutura de vigas do telhado que ecoa a estrutura interior do casco de um d’how.
Para conseguir tal efeito foi utilizado no projeto a telha zipada Kingzip Linea da Kingspan, que além da questão de durabilidade fornece desempenho estrutural, térmico, acústico e de incêndio avançado combinado com excepcional proteção contra intempéries e durabilidade de longo prazo.
Sustentabilidade e racionalidade
O que mais uma vez chama a atenção e ponto comum em todas as obras do Catar é o fato de se pensar no pós-evento de forma a se garantir que o espaço seja utilizado no pós-evento.
Para este estádio, uma solução inovadora: ele foi construído para 40.000 lugares na Copa e deverá ser reduzido para 20.000 após o torneio, o dimensionamento correto para atender às necessidades do Al Wakrah Sport Club, que será o responsável pela administração futura, evitando ônus para o Governo do Catar.
Diferente de outras estruturas que já existem, a ideia de que estes assentos “a mais” foram projetados para serem dobráveis e transportáveis, ou seja, podem ser utilizados em outras arenas multiuso, em qualquer parte do mundo, gerando menos resíduos e sendo também sustentável.
Conheça detalhes deste estádio: