Colunistas Paulo Oliveira

Projeto Construa Brasil divulga guias de boas práticas

Um dos grandes gargalos para o crescimento da Construção Industrializada diz respeito a legislações antigas e não adaptadas para atender as necessidades do Setor de Construção, que tem urgência em ganhos de produtividade, competitividade, qualidade e desempenho, para atender o forte crescimento das demandas de infraestrutura social, urbana, para habitação, educação, saúde e transportes, sobretudo nos grandes centros urbanos.

Por isso foi de fundamental importância o evento realizado na última semana pelo Departamento da Indústria da Construção e Mineração (DECONCIC) da FIESP, em parceria com o Ministério da Economia do Governo Federal, quando foram lançados os guias de boas práticas para a Melhoria dos Códigos de Obras e para o Processo de Concessão de Alvarás de Construção.

Estes guias fazem parte das ações desenvolvidas pelo Projeto Construa Brasil, do Ministério da Economia do Governo Federal, que visa melhorar o ambiente de negócios do setor da construção e podem ser baixados através dos seguintes links:

Vale lembrar que estes guias devem ser amplamente usados como referência, divulgados para que estas boas práticas possam ser difundidas para a convergência entre os códigos de obras e edificações municipais, além da agilização e padronização para concessão de alvarás de construção no país. São medidas voltadas para reduzir a burocracia, melhorar a segurança jurídica e gerar maior transparência e agilidade nos processos de aprovação de construções.

PROJETO CONSTRUA BRASIL

O Projeto Construa Brasil, lançado em abril de 2021, estabeleceu 9 metas relacionadas à convergência dos Códigos de Obras e Edificações, à melhoria do processo de concessão de alvará para construção, à difusão do Building Information Modeling (BIM), como desdobramento da Estratégia BIM BR e ainda, ao incentivo à coordenação modular e à construção industrializada, que são:

Meta 1: Convergência dos Códigos de Obras e Edificações (COE);

Meta 2: Melhoria do processo de Concessão de Alvará para Construção;

Meta 3: Difundir o BIM e os seus benefícios;

Meta 4: Apoiar ações de estruturação do setor público para a adoção do BIM;

Meta 5: Criar condições favoráveis para o investimento público e privado, em BIM;

Meta 6: Desenvolver normas técnicas, guias e protocolos específicos para a adoção do BIM;

Meta 7: Estimular o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias relacionadas ao BIM;

Meta 8: Identificação e adequação de regulamento técnico para incentivo à coordenação modular;

Meta 9: Incentivo à construção industrializada.

O MOVIMENTO BRASIL VIÁVEL – Construção Industrializada (www.brasilviavel.com.br), lançado em junho de 2021 pelo C3 – Clube da Construção Civil e pelo CTE/Enredes, reúne diversas empresas e associações e atua no desenvolvimento de soluções para eliminar os gargalos que ainda enfrentamos para aceleração da industrialização da construção em nosso país. Muitas destas metas estão alinhadas com o PROJETO CONSTRUA BRASIL.

Os guias de boas práticas lançados pelo PROJETO CONSTRUA BRASIL na semana passada são mais um importante passo para o avanço firme da construção industrializada no Brasil, em sequência aos eventos realizados entre agosto e outubro deste ano nos estados de São Paulo, do Rio Grande do Sul e do Paraná, voltados à industrialização de edifícios residenciais:

Paulo Oliveira – Engenheiro civil, PMP. CEO da ARATAU Construção Modular.

#construcaomodular #construcaooffsite #construcaooindustrializada #engenhariacivil #construcaocivil #arquitetura #sistemasconstrutuivos #engenhariaeanalisedovalor #preconstrucao #BIM #fastconstruction #sustentabilidade #tecnologia #obras #construtoras #incorporadoras #fundosdeinvestimento #produtividade #brasilviavel #competitividade

Contato: paulo.oliveira@arataumodular.com | https://linktr.ee/aratau

2 Respostas

  1. Gratificante poder acompanhar com alguma proximidade, os importantes avanços vivenciados na industrialização na Construção Civil no Brasil.
    Sinto-me feliz pelo momento que, não por acaso, tive a oportunidade de conhecer competente empreendedor, coadjuvantde de peso do processo em franco desenvolvimento!
    Refiro-me ao competente e bem sucedido eng. Paulo Oliveira

  2. A industrialização da construção torna-se cada vez mais necessária ……e precisamos mesmo de normatizações apropriadas e compatíveis !!!
    Parabéns Paulo !!
    Trabalho excelente…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.