O nome do novo bar do hotel Rosewood São Paulo, inaugurado este ano, é uma homenagem a um dos coquetéis mais consumidos no Brasil que começou sua trajetória na década de 50. O Rabo de Galo é a nova sensação!
Simples e barato, ganhou fama nas padarias do país. O nome é a tradução literal da palavra “cock-tail” em inglês. Assim já conseguimos entender que ele é um drink realmente brasileiro, feito com cachaça e vermute.
Esqueça os dias de boteco, a bebida vem marcando presença em restaurantes e bares descolados, e também nas melhores cartas de drinks da cidade.
Uma curiosidade é que o Rabo de Galo já possui um Concurso Nacional que este ano terá sua 5ª. edição, mostrando toda a versatilidade para este clássico brasileiro.
Isto é parte de uma estratégia maior, uma vez que bartenders brasileiros estão fazendo um movimento para que ele seja inserido ao IBA – International Bartender Association e que hoje possui 62 clássicos da coquetaria registrados, incluindo nossa caipirinha.
E como todo clássico tem variações, selecionamos algumas receitas que podem entrar no cardápio do seu bar.
Rabo de Galo Clássico
– ½ dose de vermute tinto
– ½ dose de cachaça
Coloque primeiro o vermute e complete com cachaça.
Este é o típico de boteco raiz, e você pode adicionar um twist de limão e gelo para os dias mais quentes.
Rabo de Galo Capixaba – Rafael Welbert
Esta receita é servida no restaurante Balaio do Chef Rodrigo Oliveira e fica dentro do Instituto Moreira Salles. Traz insumos bem brasileiros, valorizando ainda mais o coquetel e ganhou o 1º. Campeonato Nacional de Rabo de Galo. A receita leva:
– 70 ml de blend de cachaça
– 15 ml de licor de jabuticaba
– 15 ml de vermute rosso
– tintura de café conilon
Misture bem os ingredientes com uma colher bailarina e sirva em uma taça anteriormente gelada.
Rabo de Galo com vinho do Porto
Esta é a mistura Brasil/ Portugal – de um lado a cachaça e do outro o vinho do Porto, mostrando a versatilidade desde drink.
– 50 ml de cachaça
– 30 ml de vermute rosso
– 01 colher bailarina de vinho do Porto
Misture bem e transfira o coquetel para um copo já gelado.
Seja qual for sua escolha, uma única certeza: o rabo de galo é clássico e é nosso!