Todos nós sabemos como o ambiente ou espaço de estudos influencia os nossos resultados, não é verdade? E não seria diferente com os nossos pequenos. Muitos já voltaram as aulas, outros ainda estão com atividades online, mas fato é que o “cantinho de estudo” ganhou um olhar mais carinhoso por parte dos pais.
Por isso fomos buscar os principais pontos que devem ser avaliados para se criar um espaço criativo e que favoreça ao estudo.
- Organização: Ter o próprio espaço para estudos é fundamental, assim como a organização dele. Prateleiras, nichos, gavetas e outros recurso ajudam a guardar livros e material de estudo. Se possível utilizar um quadro de notas que pode ajudar ao mais velhos para o estudo.
- Iluminação: Assim como no Home Office, este espaço precisa estar bem iluminado. Luz natural é o ideal, caso não seja possível invista em luminárias ou lâmpada de teto.
- Ruídos: Busque uma área longe de ruídos e distrações. No caso de locais com maior incidência de barulho também pode se utilizar uma janela antirruído para ajudar na concentração.
- Ergonomia: Passar horas sentada estudando pode ser bastante desconfortável se não houver preocupação com a ergonomia. Procure verificar se o mobiliário está adequado ao uso da criança ou adolescente, fundamental na questão de saúde. Outro ponto a ser observado no caso de uso de computadores é a altura ideal para os olhos. Para conseguir um conforto visual é preciso que o monitor esteja distante dos seus olhos entre 45cm e 70cm. A altura também é muito importante, tenha o topo do monitor alinhado horizontalmente com seus olhos. Observe para não inclinar a cabeça para baixo.
- Cores: Sabemos da influência das cores em nossas vidas, portanto escolher cores certas podem ajudar a criar um ambiente perfeito. O verde e o azul compõem bem ambientes dedicados para o estudo. São cores que acalmam e preparam o corpo e a mente para longas rotinas de trabalho ou estudo. Já a neurociência destaca que o o amarelo é estimulante para o cérebro, assim como laranja e o vermelho, opte.
Vale sempre a máxima de se colocar no lugar de quem vai usar o ambiente, porque não adianta nada criar um espaço perfeito que não agrade quem vai utilizar. Convide a participar da criação deste espaço, escolhendo objetos que irão compor o ambiente.
Fonte: C3