O C3 – Clube da Construção Civil entrevistou com exclusividade André Campana, head de marketing da Expo Revestir, para entender os desafios deste novo formato, 100% digital.
A Expo Revestir foi o último evento presencial de 2020. Logo depois a cidade de São Paulo entrou em lockdown e, desde então, os eventos presenciais não estão mais autorizados no país. Principalmente quando se fala da Fashion Week da Arquitetura e Construção, como e conhecida a feira, que recebeu o ano passado mais de 60.000 visitantes em seus quatro dias de exposição.
Como realizar o Expo Revestir 2021? André Campana nos contou que a resposta começou a ser desenhada em novembro do ano passado. Na época, os organizadores iniciaram a busca por soluções que pudessem atender a demanda dos expositores e dos visitantes.
Para entender melhor o projeto, ele nos contou que o desafio foi estruturado sob a ótica de 03 pilares: tecnologia, interação e conteúdo.
A tecnologia foi o primeiro quesito a ser trabalhado. “Como falamos de um segmento extremamente tátil, que trabalha com revestimentos que trazem muitas cores, texturas e ambientes criados para apresenta-los, a feira precisava, de alguma forma, entregar esta experiência para os seus visitantes”, adianta Campana.
Depois de muito pesquisar o mercado e as soluções tecnológicas existentes, se percebeu a necessidade de criar algo novo, do zero, que pudesse agregar valor às marcas e trazer as informações aos visitantes.
Este projeto incluiu a modelagem 3D das peças das empresas expositoras para que os visitantes consigam, através da realidade aumentada, interagir da melhor forma com os lançamentos expostos na EXPO REVESTIR. Além disso, cada empresa contará com um hotsite para desenvolver seus projetos e um catálogo exclusivo onde os visitantes poderão “favoritar” suas peças e criar assim um mood board exclusivo, trazendo a interatividade que todos conhecem.
O terceiro pilar e, talvez um dos mais importantes, é o que tem dado mais capilaridade ao projeto digital. Em parceria com a agência de marketing digital Conteúdo_ foram selecionados dez influencers digitais da área de arquitetura e design que, juntos, impactam aproximadamente 20 milhões de pessoas.
O projeto, chamado Embaixada Digital EXPO REVESTIR, juntamente com os mais de 300 mil seguidores que já acompanham a Fashion Week da Arquitetura e Construção (instagram + facebook), realizaram ações de divulgação em onda, com o objetivo de atrair a audiência e divulgar spoilers para seus seguidores.
Além desta ação, outro suporte importante foi a realização semanal de lives que trouxeram para a Expo Revestir seguidores de diversas partes do país e da América Latina, reforçando a imagem da feira como um local para troca de conhecimento com os profissionais da área.
Nesta linha, a organização também não poupou esforços, trazendo os principais nomes da arquitetura e design para as palestras do Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção (FIAC), a vertente de conhecimento e que acontece paralelamente à feira.
Dividida em três dias, o FIAC conta com o Dia do Revendedor, Dia do Designer de Interiores e Dia do Arquiteto.
Na disputada programação, o Dia do Revendedor abrirá os trabalhos no dia 22 de março com uma palestra do economista Pedro Malan. Em seguida, o evento segue com o tema Cenário econômico e perspectivas para o segmento do varejo e construção civil brasileira, com os líderes das principais empresas do setor. Uma importante pauta para o nosso momento.
Já no dia do Designer de Interiores (23 de março), os destaques da agenda são: Humberto Campana (Irmãos Campana), a arquiteta e designer italiana Paola Navone, e a dupla de trendsetters Jackson Araujo e Walter Rodrigues.
O Dia do Arquiteto (25 de março) por sua vez, está imperdível. Christian de Portzamparc, ganhador do Prêmio Pritzker; e dois dos mais reconhecidos escritórios de arquitetura no momento: Perkins&Will (responsável por uma das obras mais importantes da cidade de São Paulo na atualidade, o Centro de Educação e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, em construção) e Safdie Architects, que tem no futurismo o ponto forte de suas obras ao redor do mundo.
Importante ressaltar que houve todo um conjunto de esforços para que estas palestras aconteçam de modo linear, totalmente virtual, uma vez que cada um estará em seu escritório por conta das restrições impostas. Todos os detalhes foram pensados para que os visitantes tenham as melhores experiências possíveis durante o evento e na palma da mão por meio dos smartphones ou desktops. A estrutura de servidores foi desenhada de modo a comportar todos os visitantes nas palestras, sem problemas de conexão.
Com certeza será um evento grandioso e marcará para sempre a Expo Revestir, mas como disse André Campana: “nada substitui a experiência presencial, a troca de conhecimento e o contato que a Expo Revestir proporciona há 19 anos.” A feira volta ao seu normal tão logo seja possível, mas não está descartado um futuro modelo híbrido de eventos.
As inscrições já estão abertas no www.exporevestir.com.br e toda a programação está sendo publicada nas redes sociais da feira (@exporevestir_oficial). A expectativa é que ela atraia visitantes do Brasil e do Exterior para esta edição mais do que especial.
Vamos acompanhar!